As 7 maiores feiras de negócios do Brasil que você deve conhecer!

Fique por dentro das maiores feiras de negócio do nosso país!

As feiras de negócios são usadas pelas empresas patrocinadoras como uma ferramenta de marketing cujo objetivo é expor seus novos produtos, emplacar negócios e gerar leads para uma futura negociação. Geralmente, elas são focadas em um determinado setor e, por isso, o público tende a ser mais específico — o que é muito propício a novos negócios, já que o participante muito provavelmente terá interesse no que sua empresa oferece.

Exatamente por esses motivos, é importante investir nesse tipo de projeto, afinal, trata-se de uma oportunidade única para se aproximar de seu público-alvo, encantá-lo e mantê-lo engajado mesmo após o término do evento. Isso, sem dúvidas, vai contribuir para a fidelização dos participantes e alavancar muito a lucratividade dos negócios.

Uma boa estratégia para isso é fazer um benchmarking, ou seja, pesquisar as melhores práticas do mercado. Trata-se de um processo de aprendizado, a partir do qual você ganhará recursos para melhorar seus próprios projetos. Assim, você conseguirá criar seus próprios eventos encantadores.

 

Para te ajudar com isso, listamos neste artigo as 7 maiores feiras de negócios do Brasil. Confira nossa lista e inspire-se com esses exemplos!

1. Feira do Empreendedor – SEBRAE

Feira do Empreendedor é promovida pelo SEBRAE e acontece em diversos estados do país. Em cada um deles, ela é realizada de uma forma diferente, levando em consideração a cultura, o mercado e a economia local. Seus objetivos principais são:

  • estimular a criação de novos empreendimentos sustentáveis;
  • gerar oportunidades de novos negócios;
  • difundir a ideia de empreendedorismo.

Sua importância no mercado é enorme, já que ela oferece oportunidade de participação para empresas de menor porte e startups, o que beneficia a todos os lados. Nela, as oportunidades de grandes negócios são reais, além dos cursos, palestras e oficinas voltadas aos empreendedores de todos os setores e portes — responsáveis pela atração de boa parte do público.

2. Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

Acontecendo há 56 anos, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é hoje o 4º maior evento do gênero no mundo e o maior na América Latina. Com isso, ele é uma das maiores feiras de negócios do Brasil,  e uma das mais importantes para a economia brasileira.

A feira movimenta em torno de R$ 280 milhões para a cidade de São Paulo e gera 30.000 empregos diretos e indiretos. Em 2016, conseguiu um incrível número de 715 mil visitantes, gerando centenas de milhares de oportunidades de negócios. Ela conta com diversos expositores, nos quais é possível encontrar peças, acessórios e mais de 540 modelos de veículos.

3. Salão Duas Rodas

Ainda no setor automobilístico, temos o Salão Duas Rodas. Assim como o anterior, é o maior da América Latina no seu segmento e também contribui muito para a economia do país.

Todas as novidades sobre o universo do motociclismo podem ser encontradas nela, que é uma das maiores feiras de negócios do Brasil. Novos modelos de motocicletas, acessórios e equipamentos de segurança que logo estarão no mercado são apresentados nela.

4. WTM Latin America

World Travel Market Latin America também acontece em São Paulo e é o maior evento mundial B2B (business to business) do setor de viagens e turismo. Seu objetivo é promover a América Latina e proporcionar oportunidades de negócios para quem se interessa em oferecer serviços de viagem e turismo para o continente.

Nesse evento, é possível encontrar mais de 600 expositores que, juntos, chegam a receber cerca de 10.000 visitantes nos três dias em que o evento acontece, incluindo compradores e imprensa. Isso gera um buzz enorme para os expositores e, com certeza, é garantia de bons negócios e ótimos leads.

5. Agrishow

Agrishow é uma das três feiras de tecnologia agrícola mais completas do mundo. É a maior da América Latina e conta com as principais tendências tecnológicas para o setor.

A feira conta com uma área de 440 m², onde mais de 800 marcas estão em exibição, oferecendo tudo que seja relacionado ao mercado — desde equipamentos de segurança até grandes transportes e máquinas, como aviões.

A cada evento, cerca de 159 mil visitantes chegam a Ribeirão Preto/SP interessados em acompanhar as novidades do setor, reduzir os custos de produção, aumentar a rentabilidade e a sustentabilidade de seus negócios. Esse evento é vital para o país, já que grande parte do PIB brasileiro vem de setor agrícola.

6. Expo Arquitetura Sustentável

Sem dúvidas, esse é um grande evento com sucesso incontestável. A construção sustentável tem crescido cada vez mais e não foi nenhuma surpresa que a Expo Arquitetura Sustentável tenha se tornado rapidamente a maior feira de negócios no setor.

Expondo aproximadamente 100 marcas nacionais e internacionais, nela, é possível encontrar tudo da indústria — como arquitetos, construtores e incorporadores. Além, é claro, de todas as novidades tecnológicas, conceitos, inovações e práticas de sustentabilidade para construção. Ela acontece em São Paulo e tem como objetivo estimular e oferecer soluções e negócios sustentáveis para o mercado.

7. Feiplastic

Feira Internacional do Plástico — que também acontece em São Paulo — é a maior da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do mercado para apresentar as novas tendências do setor. Contando com cerca de 1.400 expositores e 70.000 visitantes em uma área de 85.000 m², você pode encontrar por lá inovações em produtos e serviços, inovações e novas tecnologias, aprimoramento técnico e, principalmente, soluções em reciclagem.

As principais empresas do setor plástico estão presentes para apresentar todas as suas novidades, o que dá a certeza de um bom networking e grandes oportunidades de negócios.

Como você deve ter percebido, todas as feiras que citamos são de extrema importância para o seu setor. Em cada uma delas, é possível encontrar inovações tecnológicas, novos produtos, serviços e soluções — o que é ótimo tanto para a empresa promotora quanto para os participantes. Afinal, elas são possibilidades incríveis para geração de leads, já que você já tem um público qualidade e interessado em saber como anda o mercado.

Por isso, é preciso estar sempre atento às inovações em eventos, para que você possa propor projetos que serão realmente eficazes. Assim, com toda a certeza, entregará um trabalho de cada vez mais qualidade.